Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Evoluir, crescer, modificar, transformar

Não tive muitas perdas na minha vida, não sei se foi porque eu tenho apenas 15 anos ou porque tive sorte, só que eu tive grandes perdas. A pior, eu acho, foi ter perdido minha avó materna com nove anos de idade. Mas venho perdendo, sem perceber, algo muito importante.
Bom, minha família é grande e acho que sempre foi assim. Lembro-me de quando eu era pequena e havia os Natais em família, os Anos Novos, os aniversários as férias de verão, que eram sempre cheias e todo mundo cantando, dançando e rindo, e aquele barulho todo que podia incomodar aos vizinhos, mas não a nós. Ou aquele silêncio das orações, e eu abria meus olhos só pra ver se estavam todos com eles fechados.
Mas, eu não havia percebido que a cada ano que passava as coisas iam mudando um pouco, cada Natal, Ano Novo ou aniversário que passava havia pessoas a menos, quando não conseguíamos mais fazer o amigo secreto porque muita gente não ia pra casa da Vó. Uma coisa que eu percebi, todos ficavam diferentes, uns ficavam mais altos, outros emagreciam outros engordavam, uns criavam barba outros se formavam, uns largavam os brinquedos e outros largavam as namoradas.
O ponto que eu quero chegar é quanto mais a gente cresce mais a gente quer ser independente, mais a gente quer morar em outra cidade por causa do marido ou porque simplesmente vai ter uma vida melhor em outro país. Agora eu posso escrever o que eu penso, porque a vida me fazendo crescer, me deu essa possibilidade, agora eu posso olhar os vídeos que antes foram gravados em fita de vídeo e chorar, ou apenas lembrar como foi bom e como, geralmente, quando a gente é criança é tudo bem mais fácil.
Meus Anos Novos e Natais, agora, são silenciosos não pela oração ou porque eu fico sozinha, mas pela falta que a bagunça me faz.

Sofia Lucchese

2 comentários:

  1. caraca...tb lembro disso, uma pena mesmo...lembro daqueles natais em q TODOS iam, e faziamos aquela festa, com momentos de bagunça com os primos, o momento mais esperado: a hora do amigo secreto, todos faziam um circulo e um a um diziam seu amigo sorteado, porem tinha aqueles momentos emocionantes, onde o vô puxava a oração e no meio dela tava todo mundo chorando...
    Isso me faz muita falta, muita mesma, meus natais tem sido diferentes acada ano, cada vez mais sem graça e mais "pobre" no ponto de vista da bagunça, e como tu dissesses: "Quando agente é criança tudo é bem mais fácil"
    Impressionante!

    ResponderExcluir